A harmonização facial trata-se de uma técnica de preenchimento facial (não cirúrgica) que promove um alinhamento e correção de ângulos da face que trazem mais harmonia e beleza a este rosto ou até mesmo apenas realça características já existentes.
O trabalho inicia-se a partir de uma análise das proporções faciais, tanto verticais quanto horizontais, indicando as áreas que estão em desarmonia e que, a partir do procedimento, irão deixar o rosto mais equilibrado e mais proporcional.
Iniciamos geralmente sugerindo o contorno da face, seu alongamento ou projeção, avaliando os pontos que serão preenchidos.
Através de uma análise da face, respeitando suas distâncias e ângulos, serão indicados preenchimentos em determinadas áreas, com a finalidade de dar mais equilíbrio e simetria a face valorizando sua beleza natural, seguindo seus padrões próprios de anatomia, sem exageros ou mudanças radicais.
Após a aplicação de anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio (dependendo da área a ser trabalhada) realizamos a injeção de preenchedores, com o uso de agulhas ou microcânulas.
Os preenchedores usados podem ser definitivos (PMMA, Metacrilato…) ou temporários (ácido hialurônico – Restylane®, Juverderm®, Voluma®, Volift®, Volbela®/ hidroxapatita de cálcio – Radiesse®/ Policaprolactona – Ellansé®, …). Os temporários irão durar de 1ano a 4 anos, dependendo de sua viscosidade.
Em torno de 30 minutos a uma hora, dependendo as áreas que precisarão ser trabalhadas.
Sim. Haverá um pouco de inchaço, mas que não te impedirão se executar suas tarefas diárias.
Imediatamente, porém aguardamos de 15 a 30 dias para uma nova avaliação e algum acréscimo de produto poderá ser necessário quando todo o edema regredir.
A harmonização facial é um tratamento estético que utiliza uma combinação de técnicas de preenchimento para proporcionar mais equilíbrio entre o volume, o formato e o ângulo de todas as partes do rosto, promovendo também o rejuvenescimento.
Dessa forma, a harmonização do rosto busca corrigir imperfeições ou mesmo realçar determinadas características de cada pessoa, sempre respeitando suas características naturais ao mesmo tempo em que se busca conferir uma maior proporção entre os traços.
Para isso, a escolha das técnicas que serão utilizadas depende de uma análise minuciosa da face para identificar regiões que estão em desarmonia, seja por precisarem de maior volume ou uma correção de ângulo ou de simetria.
A harmonização facial é indicada para pessoas que desejam proporcionar mais equilíbrio às partes do rosto, tornando todo o conjunto mais estético ao valorizar sua beleza natural.
Assim, esse procedimento é indicado para corrigir desproporções e desarmonias em áreas como mandíbula, mento (queixo), maçãs do rosto, nariz, lábios e supercílio sem promover mudanças radicais.
Além disso, a harmonização do rosto é recomendada para homens e mulheres que estão se sentindo incomodados com as mudanças que se acumulam com o passar do tempo, como a perda de volume facial, as rugas e a flacidez.
A primeira etapa da harmonização do rosto é a análise da face para determinar os traços que precisam ser modificados para que todo o conjunto se torne mais proporcional. Nessa análise, são avaliados alguns aspectos de cada parte do rosto, por exemplo:
Contorno: avalia-se se há necessidade de promover um alongamento ou conferir mais projeção, identificando-se os pontos que precisam de preenchimento;
Mandíbula: é observado se o tratamento deve proporcionar mais definição ao ângulo ou se ela deve ser alongada;
Malar: são avaliadas as maçãs do rosto e a sua projeção, de modo que se pode decidir por aumentá-las ou deixá-las mais evidentes se necessário;
Nariz: verifica-se se é preciso modificar a ponta, seja com elevação ou rebaixamento, e se é necessário corrigir a largura ou o alinhamento do dorso;
Lábios: determina-se a necessidade de conferir mais volume ou repor o volume perdido e se eles devem ou não ser alongados;
Supercílios: avalia-se a distância entre a região do supercílio e os olhos para identificar se é preciso elevá-la ou corrigir seu ângulo;
Rugas e sulcos: na presença desses sinais, são considerados procedimentos para suavizá-los e promover o rejuvenescimento do rosto.
A harmonização do rosto é um tratamento não cirúrgico que pode ser feito na própria clínica. Dependendo das técnicas utilizadas, pode-se aplicar um anestésico tópico ou realizar uma anestesia local para proporcionar mais conforto ao paciente.
Como esse procedimento é realizado de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada pessoa, emprega-se uma combinação de técnicas para proporcionar mais equilíbrio e harmonia entre as diferentes partes do rosto.
Dessa forma, a harmonização facial inclui os preenchimentos feitos com ácido hialurônico (full face), assim como outros tratamentos estéticos que se complementam para oferecer efeitos mais equilibrados, naturais e completos.
Conheça as principais técnicas que podem ser utilizadas na harmonização do rosto:
Preenchimento facial: consiste na aplicação de ácido hialurônico ou outra substância preenchedora para aumentar ou repor o volume das maçãs do rosto e do queixo, além de promover uma melhor definição dos contornos;
Preenchimento labial: também utiliza substâncias preenchedoras, mas para corrigir o tamanho e o formato dos lábios, seja conferindo mais volume, remodelando-os para deixá-los mais simétricos ou redesenhando o arco do cupido;
Preenchimento de sulcos e olheiras profundas: as substâncias preenchedoras são utilizadas para nivelar sulcos como o bigode chinês, além de corrigir o desnível entre as pálpebras e bochechas que dá origem às olheiras profundas;
Toxina botulínica: trata-se de aplicação da toxina (Botox) para levantar ou corrigir o ângulo da sobrancelha e suavizar rugas de expressão, como os pés de galinha e as linhas ao redor da boca;
Fios de sustentação: consiste na inserção de fios de ácido polilático para promover o efeito de lifting ao tracionar os tecidos sem recorrer a técnicas cirúrgicas;
Microagulhamento: é uma técnica complementar que consiste em promover milhares de microlesões na pele para estimular a produção de colágeno e fatores de crescimento, de modo a conferir mais firmeza e suavizar manchas e cicatrizes;
Peeling: consiste na aplicação de substâncias ácidas para promover uma leve descamação da camada mais externa da pele e estimular a renovação do tecido, suavizando linhas de expressão e promovendo um tom mais uniforme.
Dependendo da combinação de técnicas que for utilizada, a harmonização facial pode levar cerca de 30 a 60 minutos.
Por ser um tratamento não cirúrgico, a harmonização do rosto tem uma recuperação relativamente simples e rápida. Em função do uso das agulhas e demais técnicas, é normal haver um pouco de inchaço, mas não há necessidade de se afastar do trabalho.
Dependendo dos procedimentos, também pode haver um pouco de vermelhidão, mas esse efeito também é temporário e não limita as atividades do dia a dia.
As recomendações para o período de recuperação consistem em proteger a pele da exposição solar e não fazer massagens faciais para não prejudicar a aplicação das substâncias preenchedoras.
As mudanças já são perceptíveis no fim do procedimento, mas é necessário aguardar de 15 a 30 dias para que todo o inchaço seja reabsorvido para fazer uma avaliação completa e realizar eventuais retoques se necessário.
Os tratamentos estéticos oferecem resultados temporários, e isso se reflete na combinação de técnicas empregadas na harmonização facial. Os efeitos da toxina botulínica, por exemplo, duram de 4 a 6 meses.
Já no caso dos preenchimentos feitos com ácido hialurônico, a duração varia de 12 a 18 meses, podendo se estender dependendo da substância utilizada. O preenchedor com efeito mais duradouro é o Ellansé, que está disponível em versões que duram de 1 a 4 anos.
© 2021 Dra. Ana Ritty | Dermatologista – All Rights Reserved | Desenvolvido por Ramosdesign