O colágeno é uma das substâncias mais importantes para a saúde e para a beleza da pele. Afinal, essa proteína representa cerca de 70% da composição da derme, responsável por garantir a firmeza da pele. Porém, com o passar dos anos, os fibroblastos, células que sintetizam a proteína, vão perdendo gradualmente sua função, reduzindo a qualidade e a quantidade do colágeno dérmico. Isso faz com que a pele perca firmeza e fique mais flácida.
Essa redução começa a acontecer por volta dos 30 anos. A partir dessa idade, a cada ano estima-se que 1,5% da nossa produção de colágeno se perca. A queda na produção de colágeno tem efeitos em todo o organismo, inclusive na região íntima.
Os efeitos da queda do colágeno na região íntima
Na região íntima, a redução na quantidade e na qualidade do colágeno produzido se reflete em flacidez e perda de volume dos grandes lábios vaginais, com aumento dos pequenos lábios. Isso tudo é agravado pela questão hormonal, pelos efeitos do parto e pelos hábitos ao longo da vida.
Outro efeito é a queda na autoestima, que afeta a saúde psicológica da mulher. Atrelado a isso está também o ressecamento vaginal e as dores durante a relação sexual.