Dra. Ana Ritty Dermatologista

Dermatologia com propósito: viva a sua melhor versão!

Queda de cabelo e MMP Capilar

A calvície é um sintoma que pode afetar diretamente a autoestima de uma pessoa. Pensando nisso, vamos apresentar o MMP, um tratamento capilar que surgiu para ajudar no tratamento da calvície.

O que é MMP Capilar?

Você sofre com muita queda de cabelo? Saiba que essa é uma queixa comum, mas que necessita de acompanhamento médico para diagnóstico do fator causador e para encontrar o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades. 

Existem uma série de fatores que podem provocar queda de cabelo, mas antes de determinarmos a causa precisamos saber se realmente  a queda é  patológica, o que chamamos de Eflúvio Telógeno. Durante a consulta o dermatologista irá realizar uma avaliação detalhada da história da queda seguida de um exame chamado Tricoscopia que ajuda no diagnóstico do problema.

Muitas vezes, os pacientes vêm referindo queda de cabelos, mas na verdade vem diminuindo o volume capilar sem queda. Nesses casos sim temos a Alopecia Androgenética, a tão conhecida calvície. Na calvície pura o cabelo não cai e sim afina até não nascer mais.

Podemos apresentar os dois problemas ou cada um de forma isolada.

O MMP é um tratamento para Calvície, mas não é um tratamento para queda de cabelos!!

Dúvidas frequentes sobre MMP Capilar

MMP é um dos tratamentos mais procurados atualmente para tratar a diminuição do volume capilar causada pela calvície. A sigla MMP significa Microinfusão de Medicamentos na Pele e representa uma técnica que insere medicamentos ativos diretamente no local onde é necessária a sua aplicação.

O procedimento utiliza um dispositivo para realizar “microfurinhos” no couro cabeludo, por onde é possível injetar medicamentos de forma muito próxima da raiz dos fios. Com isso, a medicação é entregue com uma concentração ideal e no local exato onde queremos agir.

A terapia com MMP Capilar é indicada principalmente para a redução da perda de cabelo causada Alopecia Androgenética masculina ou feminina (calvície) . Os medicamentos utilizados no MMP melhoram a oxigenação do couro cabeludo, fortalecem os fios e estimulam o crescimento do cabelo.

 

A quantidade de sessões só pode ser definida após a avaliação do médico, onde são analisadas as características específicas de cada paciente. Normalmente, cada sessão deste tratamento tem duração de em torno de meia hora. Além disso, o intervalo entre as sessões são mensais.

Um dos principais benefícios desse tratamento é o fato de que os ativos são aplicados diretamente no couro cabeludo, levando a medicação diretamente no alvo de atuação, o que proporciona excelentes resultados.

Embora não seja necessário interromper as atividades cotidianas, alguns cuidados devem ser tomados, como:

Não lavar o cabelo no dia do procedimento;

Evitar exposição solar por cerca de três dias após o tratamento;

Suspender o uso de medicamentos tópicos no couro cabeludo no dia da aplicação.

Vale lembrar que quanto antes o tratamento começar, melhores serão os seus efeitos e resultados!